ESTUDIO DE TESIS EN EDUCACIÓN MATEMÁTICA Y EJA DEFENDIDA EN BRASIL EN LA PRIMERA DÉCADA DEL SIGLO XXI
DOI:
https://doi.org/10.26571/reamec.v9i3.12797Palabras clave:
Educación Matemática, Educación de Jóvenes y Adultos (EJA), TesisResumen
Este estudio tuvo como objetivo analizar las tesis en Educación Matemática de Jóvenes y Adultos defendidas en Brasil en la primera década del siglo XXI, enfocándose en el análisis de sus problemas y principales consideraciones y recomendaciones. En términos metodológicos, se trata de una investigación con enfoque cualitativo con características de investigación de vanguardia, que tiene como material de análisis diez tesis con objeto de investigación que abordan la relación entre Educación Matemática y Educación de Jóvenes y Adultos (EJA), defendida en stricto sensu programas de posgrado brasileños de 2001 a 2010. Como conclusiones, se destaca que las tesis analizadas centraron sus problemas de investigación en estudiantes jóvenes y adultos y en el docente que enseña Matemática en EJA, planteando entre sus consideraciones y recomendaciones la reafirmación de aspectos relevantes para la enseñanza-aprendizaje de la Matemática en EJA abordados por teóricos del área y por los Lineamientos Curriculares Nacionales para esta modalidad, además de sumar otros elementos importantes para la consolidación de las prácticas pedagógicas y la formación docente en Matemática acuerdo a las peculiaridades de EJA.
Descargas
Referencias
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sara. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer CNE/CEB n. 11/2000, de 10 de maio de 2000. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília: MEC/CNE/CEB, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/PCB11_2000.pdf. Acesso em: 15 set. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Proposta curricular para a Educação de Jovens e Adultos: segundo segmento do ensino fundamental (5ª a 8ª série) – Matemática, Ciências, Arte, Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 2002. v. 3. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/propostacurricular/segundosegmento/vol3_matematica.pdf. Acesso em: 25 nov. 2019.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, Campinas, CEDES, ano XXIII, n. 79, p. 257-272, ago. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 15 jul. 2021.
FIORENTINI, Dario. Rumos da pesquisa brasileira em educação matemática: o caso da produção científica em cursos de pós-graduação. 1994. (301+113)f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 1994. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253750. Acesso em: 16 jul. 2021.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.
FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. Educação Matemática de Jovens e Adultos: especificidades, desafios e contribuições. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005a.
FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. Educação Matemática e EJA. In: UNESCO. Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. Brasília: UNESCO/MEC/RAAAB, 2005b, p. 321-332. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=655-vol3const-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 15 jul. 2021.
HADDAD, Sérgio. (Coord.). Educação de jovens e adultos no Brasil (1986-1998). Brasília: MEC/INEP/COMPED, 2002. Série Estado do Conhecimento. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484330/Educa%C3%A7%C3%A3o+de+jovens+e+adultos+no+Brasil+%281986-1998%29/a40b7959-aba5-4852-bc66-eedead468047?version=1.3. Acesso em: 15 jul. 2021.
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. In: RIBEIRO, Vera M. Masagão (Org.). Educação de Jovens e Adultos: novos leitores, novas leituras. Campinas: Mercado de Letras e Associação de Leitura do Brasil; São Paulo: Ação Educativa, 2001. p. 15-43.
PONTE, João Pedro da. A investigação em didáctica da matemática pode ser (mais) relevante? In: PONTE, J. P.; SERRAZINA, L. (Eds.). Educação matemática em Portugal, Espanha e Itália. Lisboa: SEM da SPCE, 2000, p. 327-337. Acesso em: fev. 2014.
RIBEIRO, Emerson da Silva. Estado da arte da pesquisa em Educação Matemática de Jovens e Adultos: um estudo das teses e dissertações defendidas no Brasil na primeira década do século XXI. 2014. 330f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso, Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, 2014. Disponível em: https://www1.ufmt.br/ufmt/unidade/userfiles/publicacoes/10a023863a1fbfad1193683fdf28adf9.pdf. Acesso em: 21 out. 2020.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, PUC/PR, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189116275004.pdf. Acesso em: 14 ago. 2020.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Cómo citar
Licencia
Derechos de autor 2021 Emerson da Silva Ribeiro, Marta Maria Pontin Darsie

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.










































































