ANÁLISIS BIBLIOMÉTRICO DE LA INVESTIGACIÓN SOBRE PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS CON TECNOLOGÍAS DIGITALES EN TIEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.14917


Palabras clave:

Enseñanza remota de emergencia, Tecnologías digitales, Pandemia de COVID-19

Resumen

Este artículo tiene como objetivo investigar, a través de un análisis bibliométrico, los problemas de las prácticas pedagógicas con Tecnologías Digitales en la educación brasileña en tiempos de la pandemia del Covid-19, en el período de 2020 a 2022, en la educación básica y superior. La investigación tiene un abordaje cualitativo, con enfoque descriptivo. Frente al Análisis de Contenido, fueron listadas las siguientes categorías: 1) Producción científica sobre educación a distancia en emergencia y tecnologías digitales; 2) Principales autores; 3) Desafíos y posibilidades con la educación a distancia en emergencia. De acuerdo con los resultados, es evidente que la pandemia ha desvelado los retos/dificultades a los que se enfrenta la educación. El estudio permitió reflejar cómo la introducción de las Tecnologías Digitales en las prácticas pedagógicas ha sido una demanda históricamente construida, así como los cuestionamientos/problematizaciones sobre qué caminos se tomarán en/para la educación después de Covid-19.

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Biografía del autor/a

  • Jhonatan Luan de Almeida Xavier, Doutorando em Ensino Tecnológico (PPGET) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Professor formador em tecnologias educacionais na Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED), Manaus, Amazonas, Brasil.

    Possui graduação em Pedagogia (2016) e Mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (2018). Especialista em Games e Gamificação na Educação (2020). Atualmente Doutorando em Ensino Tecnológico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Professor na Secretaria Municipal de Educação de Manaus, e na Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino. Membro do grupo de pesquisa Divulgação e Difusão Científica para a Educação e Ensino de Ciências no Amazonas. Atualmente exercendo a função de Professor Formador na Gerência de Tecnologia Educacional da Secretaria Municipal de Educação de Manaus, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, ensino tecnológico, divulgação científica, educação, aprendizagem, desenhos animados, conhecimento científico, bem como o uso dos softwares livres na educação e plataforma Google Workspace do Google for Education

  • Alexandra Nascimento de Andrade, Doutoranda em Educação na Amazônia – PGEDA na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Mestra em Educação em Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Pedagoga (Seduc - Am), Manaus, Amazonas, Brasil.

    Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia ? PGEDA ? Associação em Rede Curso de Doutorado em Educação na Amazônia (UFAM); Mestra em Educação em Ciências na Amazônia (UEA); Especialista em Gestão e Supervisão Escolar (Uninorte); Especialista em Metodologia do Ensino Superior (FSDB); Especialista em Gestão Escolar (FSDB); Graduada em Pedagogia (FSDB). Pedagoga da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino. Integrante dos grupos de Pesquisa: Grupo de Estudo e Pesquisa de Educação em Ciências em Espaços não formais (Gepecenf); Divulgação Científica (UEA).

  • Cinthya Garcia Leandro, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manaus, Amazonas, Brasil.

    Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas (2020); Pós-graduada em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Boa Esperança (2022).

  • Neiva Costa das Chagas, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil

    Licenciada em Letras - Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas (2019). Foi pesquisadora bolsista 2016-2017 (FAPEAM) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), certificado pelo diretório de pesquisa do CNPq.

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Publicado

2023-06-23

Cómo citar

XAVIER, Jhonatan Luan de Almeida; ANDRADE, Alexandra Nascimento de; LEANDRO, Cinthya Garcia; CHAGAS, Neiva Costa das. ANÁLISIS BIBLIOMÉTRICO DE LA INVESTIGACIÓN SOBRE PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS CON TECNOLOGÍAS DIGITALES EN TIEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19. REAMEC - Red Amazónica de Educación en Ciencias y Matemáticas, Cuiabá, v. 11, n. 1, p. e23033, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.14917. Disponível em: https://www.periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14917. Acesso em: 15 dec. 2025.