ANÁLISIS BIBLIOMÉTRICO DE LA INVESTIGACIÓN SOBRE PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS CON TECNOLOGÍAS DIGITALES EN TIEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.14917Palabras clave:
Enseñanza remota de emergencia, Tecnologías digitales, Pandemia de COVID-19Resumen
Este artículo tiene como objetivo investigar, a través de un análisis bibliométrico, los problemas de las prácticas pedagógicas con Tecnologías Digitales en la educación brasileña en tiempos de la pandemia del Covid-19, en el período de 2020 a 2022, en la educación básica y superior. La investigación tiene un abordaje cualitativo, con enfoque descriptivo. Frente al Análisis de Contenido, fueron listadas las siguientes categorías: 1) Producción científica sobre educación a distancia en emergencia y tecnologías digitales; 2) Principales autores; 3) Desafíos y posibilidades con la educación a distancia en emergencia. De acuerdo con los resultados, es evidente que la pandemia ha desvelado los retos/dificultades a los que se enfrenta la educación. El estudio permitió reflejar cómo la introducción de las Tecnologías Digitales en las prácticas pedagógicas ha sido una demanda históricamente construida, así como los cuestionamientos/problematizaciones sobre qué caminos se tomarán en/para la educación después de Covid-19.
Descargas
Referencias
ANDRADE, A. N.; MEDEIROS, J. C.; LOBO, H. B.; GOMES, S. M. M.; COSTA JUNIOR, W. R.; GONÇALVES, C. B.; BAPTAGLIN, L. A. Discentes e docentes com-TD: desafios e perspectivas na educação na/da Amazônia brasileira em tempos de Covid-19. In: ZAIONZ, R. Práticas pedagógicas em tempos de pandemia: reflexões, desafios e possibilidades. Curitiba: Bagai, 2021. p. 50-64. Disponível em: https://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014. Acesso em 10 de abr.2022.
ANDRADE, A. N.; NEGRÃO, F. C.; VILAÇA, A. L. A. O ensino remoto emergencial no Amazonas nas lentes dos professores: inclusão ou exclusão? In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2021, Campina Grande, PB. Anais eletrônicos [...]. Campina Grande, PB: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/80741. Acesso em 10 de abr. 2022.
ANDRADE, A. N.; NEGRÃO, F. C. Práticas Pedagógicas com tecnologias digitais: desafios e possibilidades. In: SIMPÓSIO LASERA MANAUS, 2021, Manaus. Anais eletrônicos. Manaus: AIECAM, 2021, p. 253 – 256. Disponível em: https://simposiolaseramanaus.wixsite.com/oficial/anais-2021. Acesso em 10 de abr.2022.
ARAÚJO, R. F.; ALVARENGA, L. A bibliometria na pesquisa científica da pós-graduação brasileira de 1987 a 2007. Encontros Bibli, Santa Catarina, v. 16, n. 31, p. 51-70, 2011. https://doi.org/10.5007/1518-2924.2011v16n31p51
ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede, v.7, n.1, p. 257-275, mai. 2020.
BARDIN, L. Análise do Conteúdo. 4ª ed. Lisboa: Edições 70, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Parecer CNE/CP Nº 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1 jun, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Subsídio para Implantação do Programa de Informática na Educação. Brasília: MEC, 1981.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Senado Federal, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm . Acesso em: 25 mai. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto Gabinete do Ministro. Portaria nº 522, 09/04/97. 1997b. Disponível em:http://www.livrosgratis.com.br/ler-livro-online-62265/portaria-no-522-de-9-de-abril-de-1997-criacao-do-proinfo . Acesso em: 25 mai. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional da Educação – PNE. Brasília, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 2001.Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES13022.pdf. Acesso em: 25 mai. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. O Plano de desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas – PDE. Brasília, 2007a.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm . Acesso em: 25 mai. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n.º 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376>. Acesso em: 04 de abr. 2022.
BORBA, M. C. Tecnologias Informáticas na Educação Matemática e Reorganização do pensamento. In: BICUDO, M. A. V. Pesquisa em Educação Matemática: concepções e Perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
BORBA, M. C. O futuro da educação matemática desde o COVID-19: humanos-com-mídia ou humanos-com-coisas-não-vivas. Educ Stud Math 108, 385–400 (2021). Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10649-021-10043-2. Acesso em: 04 de abril 2022.
BORBA, M. C.; LACERDA, H. D.G. Políticas públicas e tecnologias digitais: um celular por aluno.” In: III Fórum de Discussão: Parâmetros Balizadores da Pesquisa em Educação Matemática no Brasil, 2015, v.17, p.490-507.
BORBA, M. C.; SILVA, R. S. R.; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: Sala de aula e internet em movimento. Belo Horizonte. Autentica, 2014. (Coleção Tendências em Educação Matemática)
BORBA, M. C.; SOUTO, D. L. P.; JUNIOR, N. da R. C. Vídeos na educação matemática: Paulo Freire e a quinta fase das tecnologias digitais. Belo Horizonte: Autêntica, 2022. (Coleção Tendências em Educação Matemática)
BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e educação matemática. 6ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. (Coleção Tendências em Educação Matemática)
COBO, M. J.; HERRERA, A. G. L; VIEDMA, E. H, HERRERA, F. Uma abordagem para detectar, quantificar e visualizar a evolução de um campo de pesquisa: Uma aplicação prática da Teoria dos Conjuntos Fuzzy. Jornada de Informática. v. 5, p.146-166. 2011.
CORDEIRO, S. F.N.; BONILLA, M. H. S. Educação e tecnologias digitais: políticas públicas em debate. Anais do SENID, 2018.
ENGELBRECHT, J.; LLINARES, S.; BORBA, M. C. Transformation of the mathematics classroom with the internet. Special issue of ZDM Matematic Education. Springer, 2020.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17ª ed, Rio de janeiro: Paz e Terra, 1983,
pp.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologia: O novo ritmo da informação. São Paulo: Papirus, 2007.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
MEDEIROS, J. C.; ANDRADE, A. N. de; COSTA, M. L. J. da; GHEDIN, E. L. Ensino remoto emergencial: contextos dos doutorados em educação no Amazonas. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 9, n. 3, p. e21085, 2021. https://doi.org/10.26571/reamec.v9i3.12794
MOREIRA, N. E. L. & COSTA, D. F. Pierre Lévy, a filosofia e as novas interações sociais: abrindo caminho para novas experiências de ensino. PRISMA, V. 2, Nº 1, jan. / jun. 2020, p. 60-73.
NEGRÃO, F. C.; MORHY, P. E. D.; ANDRADE, A. N. de; REIS, D. A. dos. O ensino remoto emergencial em tempos de pandemia no Amazonas. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e22015, 2022. https://doi.org/10.26571/reamec.v10i1.13035
PALAGI, A. M. M. Formação de Professores em tecnologias Digitais em Diálogo com as Políticas Públicas no Estado do Paraná. São Leopoldo, RS, 2016. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5532. Acesso em 07 de abr. 2022.
OLIVEIRA, R. Informática Educativa: magistério, formação e trabalho pedagógico. 17ª ed. São Paulo: Papirus, 2007.
QUEIROZ-NETO, J. P. de; ANDRADE, A. N. de; SOUZA, C. D. de; CHAGAS, E. L. T. Avaliação formativa: estratégia no ensino remoto na pandemia de covid-19. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 33, e08463, 2022. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v33.8463
SAVIANI, D.; GALVÃO, A. C. Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. In: Universidade e Sociedade, Brasília, v. 31, n. 67, p. 36 – 49, jan. 2021.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Cómo citar
Licencia
Derechos de autor 2023 Jhonatan Luan de Almeida Xavier, Alexandra Nascimento de Andrade, Cinthya Garcia Leandro, Neiva Costa das Chagas

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.










































































