PRESERVATION OF TRADITIONAL KNOWLEDGE IN THE EXAMPLE OF THE PROJECT ERVA MEDICINAL - FARMÁCIA VIVA: SCHOOL FLORENTAN FERNANDES, IN CLÁUDIA (MT)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26571/REAMEC.a2019.v7.n1.p268-287.i8093


Keywords:

popular knowledge, medicinal plants, movement of landless workers

Abstract

This article presents a research that aimed to know and identify the importance of the Medicinal Herbs Project: live pharmacy, developed in the Field School of Agrarian Reform Settlement in the northern region of Mato Grosso. The Settlement 12th October was organized by the Landless Rural Workers Movement (MST), in 2010. The research was qualitative approach and had as subjects two teachers and two classes of school students, directly involved in the project. The objective was to know the dynamics of development as well as to understand the importance of this project in the preservation of popular knowledge about plants and the health of the local community. For the production of data of this work, we used semi-structured interviews with the teachers and a conversation with the students. Even in the face of the challenges for improvement, through this research, we verified that the project showed great potential for the development of skills that allow awareness for the preservation of the popular knowledge that the families of the settlement have.

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Author Biographies

  • Patricia Rosinke, Universidade Federal de Mato Grosso

    Possui graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Hab Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2004), mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2007) e doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (2019). Atualmente é professora da Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Sinop, atuando principalmente nos seguintes temas: interdisciplinaridade, formação de professores de Ciências, Ensino de Ciências/Química e Educação nas ciências. Atua no Ensino, na Pesquisa e na Extensão. 

  • Maria Luiza Troian, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1999) e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2010). Atualmente é pedagoga supervisora na Escola Técnica Estadual de Sinop - Secretaria de Ciência e Tecnologia do Mato Grosso - SECITEC. Atua na área de Educação, com temáticas relacionadas às relações étnico-raciais, formação profissional, didática e metodologias de ensino.

  • Edna Lopes Hardoin, Universidade Federal de Mato Grosso

    Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso. É docente nos cursos de: graduação (Lic. em Ciências Biológicas) mestrado profissional (Ensino de Ciências Naturais e PROFBio) e doutorado em Rede (Educação em Ciências e Matemática/REAMEC). 

  • Germano Guarim Neto, Universidade Federal de Mato Grosso

    possui graduação em História Natural pela Universidade Federal de Mato Grosso (1974), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/Universidade do Amazonas (1978) e doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/Universidade do Amazonas (1986). Foi Diretor da Sociedade Botânica do Brasil, secccional Centro Oeste; Membro do Conselho Superior da SBB;Secretário Regional da SBPC. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Fanerógamas, atuando principalmente nos seguintes temas: morfologia e taxonomia, etnobotânica, plantas medicinais, educação e meio ambiente/educação ambiental, comunidades humanas e recursos vegetais. É especialista em Sapindaceae neotropicais, família na qual tem diversas publicações. Foi implantador do Herbário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e seu primeiro Curador (1979-1983), função que voltou a ocupar a partir de 2010 até outubro de 2016. É professor titular, concursado, da Universidade Federal de Mato Grosso, vinculado ao Depto. de Botânica e Ecologia/Instituto de Biociências. Orientou trabalhos nos Mestrado e Doutorado em Educação, na Linha de Educação e Meio Ambiente/UFMT; no Mestrado e Doutorado em Saúde e Ambiente, na Linha de Etnobotânica de plantas medicinais; nos Programas de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade - Mestrado e Doutorado (IB/UFMT); em Ciências Ambientais - Mestrado (UNEMAT-Cáceres-MT). Atualmente orienta no Mestrado em Ensino de Ciências Naturais (IF/UFMT); no Doutorado da REAMEC (pólo UFMT); no Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia (UFMT), da Rede Pró Centro Oeste. De 14 de outubro de 2016 a 11 de agosto de 2017 exerceu o cargo de Pró-Reitor de Pesquisas da Universidade Federal de Mato Grosso.

References

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MST MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA. Quem somos. Disponível em: http://www.mst.org.br/quem-somos/. Último acesso em: 9 maio 2019.

Published

2019-05-18

How to Cite

ROSINKE, Patricia; TROIAN, Maria Luiza; HARDOIN, Edna Lopes; NETO, Germano Guarim. PRESERVATION OF TRADITIONAL KNOWLEDGE IN THE EXAMPLE OF THE PROJECT ERVA MEDICINAL - FARMÁCIA VIVA: SCHOOL FLORENTAN FERNANDES, IN CLÁUDIA (MT). REAMEC Journal - Amazonian Network of Mathematical Education, Cuiabá, v. 7, n. 1, p. 268–287, 2019. DOI: 10.26571/REAMEC.a2019.v7.n1.p268-287.i8093. Disponível em: https://www.periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/8093. Acesso em: 19 dec. 2025.

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