EL PROTAGONISMO DE LOS ESTUDIANTES DE LA ESCUELA SECUNDARIA PARA UNA EDUCACIÓN SEXUAL EFICIENTE Y DISFRUTADA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v9i1.11376


Palabras clave:

Métodos activo. Aprendizaje en base a proyectos. Biología. Educacíon sexual.

Resumen

La educación en sexualidad, cuando se ofrece en nuestras escuelas, responde a las necesidades de aprendizaje de los estudiantes del siglo XXI? Esta pregunta impulsora se originó en momentos de discusión con estudiantes del sistema escolar público. El objetivo general de esta investigación propone el desarrollo de una Educación Sexual innovadora, anclada en elementos de los métodos de aprendizaje activo, teniendo al alumno en el rol de protagonista de su proceso educativo. Este estudio se organizó en seis momentos y se desarrolló en un colegio público de la ciudad de Várzea Grande - MT, con alumnos de 2º año de Bachillerato. La investigación se caracterizó como cualitativa con un enfoque investigativo, basado en ABProj - Project Based Learning, basado en el aprendizaje colaborativo y el uso de Tecnologías de la Información y la Comunicación Digital. Comenzamos con la problematización, utilizando la rueda de conversación seguida de la construcción de las hipótesis por parte de los estudiantes con la aplicación de la técnica del brainstorming, para las llamadas “reuniones de enfoque investigativo”, con el propósito de investigar posibles soluciones a las cuestiones planteadas. Por los estudiantes y compartir el futuro con otros jóvenes. La recolección de datos se realizó mediante la aplicación de cuestionarios y observaciones in situ. Con el presente trabajo, observamos que el enfoque investigativo asociado a los métodos activos despertó el interés, la creatividad y el intercambio de conocimientos con otros colegas, además de potenciar el uso de sus habilidades.

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Biografía del autor/a

  • Iana Marassi dos Santos, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC - MT)

    Mestra em Ensino de Biologia (Profbio), especialista em Gênero e sexualidade (2018), graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2002). Docente efetiva do quadro da rede pública estadual de Mato Grosso, ministrando aulas de ciências e biologia e eventualmente realizando oficinas pedagógicas a alunos do Ensino fundamental e médio, com a temática Educação sexual e afetividade, educação sexual e formação de professores,

  • Edna Lopes Hardoim, Universidade Federal de Mato Grosso

    Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Gama Filho (1982) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1997). Professora Titular, progressão por defesa de memorial, em 2014, da Universidade Federal de Mato Grosso, onde foi docente na graduação (Lic. em Ciências Biológicas) de 1988 a 2019. É docente nos cursos de mestrado profissional (Ensino de Ciências Naturais e PROFBio) e doutorado em Rede (Educação em Ciências e Matemática/REAMEC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, atuando principalmente na linha de pesquisa Fundamentos Metodológicos e Epistemológicos, nos seguintes temas: Educação Inclusiva; Produção de Material Didático; Ensino de Microbiologia, material didático para EaD. Na área de gestão, foi diretora do Instituto de Biociências/UFMT de mar-2009 a fev-2013. Foi Coordenadora de Formação Docente/Pro-reitoria de Ensino de Graduação de 01.12.2012 a 14.10.2016. Foi Coordenadora Geral do Comitê Gestor Institucional da UFMT/RENAFORM, de abril/2013 a set/2016. Trabalhou na Secretaria de Relações Internacionais da UFMT, como Assessora para Acordos e Parcerias Internacionais de outubro/2016 a abril/2017. Coordenou, de abril/2017 a março 2019, o curso de especialização (EaD) em Diversidade e Educação Inclusiva no contexto das Ciências Naturais, em 9 Pólos UAB/UFMT, voltado à formação de professores da Educação Básica. Coordena o projeto de Extensão Universitária "Laboratório Sensorial: Formação Continuada e práxis do(a) educador(a) frente aos novos desafios da Educação Inclusiva (FORPREEI)", que contempla o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. Professora aposentada desde julho de 2019, atualmente é Pesquisadora Associada no Instituto de Biociências da UFMT, campus Cuiabá, onde é credenciada nos Programas de Pós Graduação Ensino de Biologia/ProfBio/IB-UFMT, Ensino de Ciências Naturais, ao nível de mestrado e no curso de doutorado do PPG Educação em Ciências e Matemática/REAMEC, onde ministra disciplinas, orienta pesquisas principalmente nas áreas de Educação Inclusiva, Ensino de Ciência e Biologia com produção de material didático. Tem proferido palestras sobre formação docente, metodologias ativas, STEAM e ensino por investigação. Possui curso preparatório para as equipes formadoras do Ciência é 10 (EaD- CAPES) oferecido pela Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos, no período de 04 a 21 de fevereiro de 2020, num total de 20 horas.

  • Katiane Mara Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso

    Possui graduação (1998) em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Mestrado (2002) e Doutorado (2007) em Biologia Comparada pela Universidade de São Paulo - USP, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Pós-Doutorado pelo Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Adjunta IV do Departamento de Biologia e Zoologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT-Cuiabá). Tem experiência na área de Zoologia, atuando principalmente com sistemática de peixes neotropicais

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Publicado

2021-01-22

Cómo citar

SANTOS, Iana Marassi dos; HARDOIM, Edna Lopes; FERREIRA, Katiane Mara. EL PROTAGONISMO DE LOS ESTUDIANTES DE LA ESCUELA SECUNDARIA PARA UNA EDUCACIÓN SEXUAL EFICIENTE Y DISFRUTADA. REAMEC - Red Amazónica de Educación en Ciencias y Matemáticas, Cuiabá, v. 9, n. 1, p. e21009, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i1.11376. Disponível em: https://www.periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/11376. Acesso em: 16 dec. 2025.

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