O PLANEJAMENTO DE PROJETOS DE FEIRA DE CIÊNCIAS COMO INCENTIVO METACOGNITIVO
DOI:
https://doi.org/10.26571/reamec.v13.18591Palavras-chave:
Metacognição, Incentivo Metacognitivo, Educação Básica, Projetos de Feira de CiênciasResumo
Pesquisas relacionadas à metacognição em situações de ensino de Ciências têm sido desenvolvidas com frequência nos últimos anos, contudo, os estudos que relacionam projetos de Feiras de Ciências e metacognição docente ainda são escassos. Tal constatação levou-nos a desenvolver uma investigação que procurou evidenciar indícios metacognitivos manifestados por professores da Educação Básica envolvidos em projetos de Feira de Ciências. Para tal propósito, adotou-se a abordagem de pesquisa qualitativa e exploratória, os dados que serviram de análise foram coletados por meio de um questionário aplicado a 27 participantes, analisados à luz da Análise Textual Discursiva e dos domínios da metacognição. A análise dos dados, por meio do processo de categorização, demonstrou o acionamento da reflexão metacognitiva, manifestado pelos professores durante o planejamento de projeto de Feira de Ciências, evidenciando que a etapa de planejamento se constituiu como um processo de incentivo à ativação do sistema metacognitivo, visto que este planejamento exige que o professor coordene, antecipe e repense uma série de ações e atividades, conectando assim o processo de aprendizagem ao sistema reflexivo da metacognição, ao adentrar nos domínios do sistema metacognitivo (conhecimento metacognitivo, habilidade metacognitiva e experiências metacognitivas).
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