O PLANEJAMENTO DE PROJETOS DE FEIRA DE CIÊNCIAS COMO INCENTIVO METACOGNITIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v13.18591


Palavras-chave:

Metacognição, Incentivo Metacognitivo, Educação Básica, Projetos de Feira de Ciências

Resumo

Pesquisas relacionadas à metacognição em situações de ensino de Ciências têm sido desenvolvidas com frequência nos últimos anos, contudo, os estudos que relacionam projetos de Feiras de Ciências e metacognição docente ainda são escassos. Tal constatação levou-nos a desenvolver uma investigação que procurou evidenciar indícios metacognitivos manifestados por professores da Educação Básica envolvidos em projetos de Feira de Ciências. Para tal propósito, adotou-se a abordagem de pesquisa qualitativa e exploratória, os dados que serviram de análise foram coletados por meio de um questionário aplicado a 27 participantes, analisados à luz da Análise Textual Discursiva e dos domínios da metacognição. A análise dos dados, por meio do processo de categorização, demonstrou o acionamento da reflexão metacognitiva, manifestado pelos professores durante o planejamento de projeto de Feira de Ciências, evidenciando que a etapa de planejamento se constituiu como um processo de incentivo à ativação do sistema metacognitivo, visto que este planejamento exige que o professor coordene, antecipe e repense uma série de ações e atividades, conectando assim o processo de aprendizagem ao sistema reflexivo da metacognição, ao adentrar nos domínios do sistema metacognitivo (conhecimento metacognitivo, habilidade metacognitiva e experiências metacognitivas).

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Biografia do Autor

  • Ediane Sousa Miranda Ramos, Rede Municipal de Educação Básica, Boa Vista, Roraima, Brasil

    Professora Graduada em Pedagogia pela FAI (Faculdade de Itaituba, 2009), 2 Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Literatura pela UERR (Universidade Estadual de Roraima, 2018), Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela UNINTER (Centro Universitário Internacional, 2019), Pós-graduação/Mestrado em Ensino de Ciências pela UERR (Universidade Estadual de Roraima, 2021), Pós-graduação/Doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL (Universidade Estadual de Londrina). Professora estatutária desde o ano de 2009, atuante na Educação Básica (1 ao 5 ano), ministrando as disciplinas: Português, Matemática, Ciências, História e Geografia. Atualmente trabalho na docência pela SMEC(Secretaria Municipal de Educação), com ênfase nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

  • Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil

    MARINEZ MENEGHELLO PASSOS é Bacharel e Licenciada em Matemática (UEL, 1981-1982), Mestre em Matemática (UEL, 1989), Mestre em Educação (UEL, 2004) e Doutora em Educação para a Ciência (Unesp, 2009). Professora da Universidade Estadual de Londrina de 1982 a 2015. Desde 2015 atua como Professora Sênior da Universidade Estadual de Londrina, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Educação Matemática (PECEM). Desde 2017 atua como Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Possui diversos artigos e trabalhos publicados em Educação Matemática e Ensino de Ciências. Orientou (e ainda orienta) diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado em Ensino, Educação Matemática e Ensino de Ciências. Supervisionou (e ainda supervisiona) estágios pós-doutoral. Atuou (e ainda atua) em projetos de extensão, ensino e pesquisa como coordenadora e/ou colaboradora. Autora de livros didáticos em Matemática e Ciências para o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos. Atualmente coordena e colabora com projetos de pesquisa. É líder do grupo de pesquisa EDUCIM, criado em 2002 [http://www.educim.com.br/]. Dedica-se atualmente às seguintes linhas de pesquisa: Análises Qualitativas; Formação de Professores; Educação Informal; Ensino e Aprendizagem de Matemática e Ciências; Metacognição. Atualmente participa do Projeto de Cooperação Internacional entre a Universidade Licungo de Moçambique e a Universidade Estadual de Londrina do Brasil, sendo orientadora de dois doutorandos. Foi bolsista Produtividade da Fundação Araucária no período de 2014-2016; bolsista Sênior da Fundação Araucária no período de 2016-2019. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-8856-5521. Bolsista Produtividade do CNPQ - nível 2 - aprovado no Edital 06/2019 (vigência 2020-2023). Bolsista Produtividade do CNPQ - nível 2 - aprovado no Edital 09/2022 (vigência 2023-2026).

  • Gisele Carvalho de Siqueira, Rede Estadual de Educação do Paraná, Jaboti, Paraná, Brasil

    Doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL, na linha de pesquisa Formação de Professores. Mestra em Ensino pela UENP - Campus Cornélio Procópio-PR (2021). Graduada em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho (2002), graduada em Ciências Sociais pela Universidade Metropolitana de Santos (2016), graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia de Ibaiti (2008) e graduada em Biologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho (2004). Atualmente é professora QPM da Secretaria de Estado da Educação do Paraná e presta serviço como Tutora de Formação no Núcleo Regional de Educação de Ibaiti. Tem experiência nas Áreas de Ciências Biológicas, Biologia Geral, Pedagogia e Sociologia. Participa do GPEFOP - Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação de Professores, cadastrado no CNPq e autorizado pela UENP, do Grupo de Pesquisa Comunidades Bentônicas, cadastrado no CNPq e autorizado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e do Grupo de Pesquisa EDUCIM (UEL/CNPq).

  • Nancy Nazareth Gatzke Corrêa, Rede Estadual de Educação do Paraná, Jacarezinho, Paraná, Brasil

    Graduada em Ciências com Habilitação em Física pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2000), com Aperfeiçoamento em Ciências e Educação Ambiental(1999), Pós Graduação em "Metodologia do Ensino de Matemática e Física" pela FACINTER (2013), Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2017), Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual de Londrina (2021), tendo como área de pesquisa: Metacognição. Tem interesse nas áreas: do Ensino, da Aprendizagem e da Formação de Professores. Participa do grupo de pesquisa EDUCIM (UEL), GRUPECT (UPF) e GIM (International Group on Metacognition). Atualmente atua como professora pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná, professora de Física Instituto Elo de Educação (Sistema Anglo) e no Colégio Casucha (Sistema Positivo), Participa como docente (convidada) na Especialização: Educação, Sociedade e Tecnologia (IFPR-Jacarezinho) com a disciplina: Metacognição e Aprendizagem. Tendo atuado como professora Colaboradora de Física do Curso de Matemática da UENP e SESI - Bandeirantes. Participa também da Formação de Professores em Capacitações da SEED-PR e outras.

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Publicado

2025-12-05

Como Citar

RAMOS, Ediane Sousa Miranda; PASSOS, Marinez Meneghello; SIQUEIRA, Gisele Carvalho de; CORRÊA, Nancy Nazareth Gatzke. O PLANEJAMENTO DE PROJETOS DE FEIRA DE CIÊNCIAS COMO INCENTIVO METACOGNITIVO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 13, p. e25039, 2025. DOI: 10.26571/reamec.v13.18591. Disponível em: https://www.periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/18591. Acesso em: 15 dez. 2025.