MATH EDUCATION IN PEDAGOGY COURSE: WHAT TO REVEAL THE CURRICULUM MATRICES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26571/2318-6674.a2015.v3.n1.p25-41.i5304


Keywords:

Math formation, Pedagogy course, Curriculum matrices

Abstract

This study is inserted in discussions about teacher education who are teach Math in the early years of Elementary School and have as general aim to analyze the place that the discipline “Methodology of teaching Math” occupies in the curriculum of the Pedagogy courses in Roraima. The research methodology considers bibliographical and documented study. The bibliographical study focused on the historical aspects of educational formation in the course of Pedagogy and the definition of required knowledge to teach Math. In the documental study were analyzed the curriculum matrices of 13 Pedagogy courses that are duly accredited by the Ministry of Education to run in the state of Roraima. In addition to the curriculum matrices, it was possible to have access to the summaries of disciplines specifically focused on the study of foundations, contents and methodologies of Math in 05 of these courses. The study makes possible to verify that Pedagogy courses in Roraima exist in a similar situation at the national level, favoring the methodological content, and except for two institutions, all other courses offer only one discipline aimed to Math education. In half of the summaries analyzed, it appears that the institutions already show content blocks that make up the curriculum in the early years of Elementary School, as part of the contents to be studied graduation

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Author Biographies

  • Edlauva Oliveira dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso

    Doutora em Educação em Ciências e Matemática PPGECEM/REAMEC. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Amazonas, Especialista em Alfabetização pela Universidade Federal de Roraima e licenciada em História pela Universidade Federal de Roraima e em Pedagogia pela Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil. Trabalhou como professora e coordenadora adjunta do curso de Pedagogia da Faculdade Estácio Atual da Amazônia entre 2005 e 2013. Atuou como professora efetiva da Secretaria de Educação, Cultura e Desportos de Roraima no período de 1991 a 2013, aonde já desenvolveu também as funções de Coordenadora Pedagógica e Diretora Escolar. Atua como professora efetiva no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Roraima. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática - GPECIM e do Grupo de Pesquisa Formação de Professores em Psicologia Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica (FORPHC).

  • Josefina Barrera Kalhil, Universidad de la Habana

    Doutora em Ciências Pedagógicas ( Educação) pela Universidade da Havana (2003). Mestra em Ciências da Educação Superior - Universidade de Matanzas, Cuba (1998). Homologado pela Universidade Federal da Bahia, com o número 341, no Livro de Registro 37-B com o número 2278. Possui graduação em Licenciatura em Física (1979), em Matanzas, Cuba . Mais de 15 especializações em diferentes áreas de Ensino de Física e Pedagogia. Trabalha como Professora na Universidade do Estado do Amazonas - UEA, Manaus, Brasil. É professora do Curso de Mestrado acadêmico l em Ensino de Ciências na Amazônia e coordenadora do polo Amazonas do doutorado em Rede de Educação em Ciências e Matemática ( REAMEC) . Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Geral e Aplicada nos Cursos de Licenciatura e Engenharia . Atuando também nos seguintes áreas: Didática, Formação de Professores, Metodologia da Pesquisa Científica, entre outras. Orientou mais de 18 teses de Mestrado e 8 de Doutorado. Ministrou cursos de pós-graduação em diferentes países, entre eles Brasil , México e Bolívia . Publicou mais de 5 livros no Brasil e 2 em Cuba . Participou em mais de 37 Congressos Internacionais e em 12 deles como Convidada Especial. É especialista em Formação de Habilidades de Pesquisa no Ensino Superior.. É membro do Comitê Editorial da Revista Eletrônica Latin American Journal of Physics Education de México e revisora das revistas Ciência e Educação, ensino de física de Brasil e de RBEP Pertence ao colegiado do doutorado a distância do Instituto politecnico nacional de México, IPN. Membro do comitê organizador do XIX Simpósio nacional de ensino de Física , da conferencia Lasera. Professora associada da Universidade do Estado de Amazonas -UEA Coordenadora e Docente do Doutorado em redes de Ensino de Ciências da Amazônia do polo Manaus. Membro Sociedade Brasileira de Física na categoria de sócio(a) Efetivo, matrícula nº 23703. Tem artigos publicados em revistas nacionais e internacionais .

  • Evandro Ghedin, Universidade Federal do Amazonas

    Professor Titular-Livre da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Possui Pós-doutorado em Didática pela Faculdade de Educação da USP (2010). É Doutor em Filosofia da Educação pela USP (2004). Mestre em Educação pela UFAM (2000). Especialista em Antropologia da Amazônia pela UFAM. Especialista em Filosofia e Existência pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Graduado em Filosofia pela UCB (1995). Professor Permanente no PPGECEM - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Professor Permanente no PPGE-UFAM. Professor Permanente no PGEDA - Doutorado em Educação na Amazônia - EDUCANORTE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática e Formação de Professores;Metodologia da Pesquisa em Educação; Epistemologia; Educação em ciências; Filosofia da Educação. Atuou na Educação Básica da Rede Pública e Privada por 5 anos. É professor Universitário desde 1997. É autor de diversos livros e artigos científicos na área da Educação.

Published

2015-12-30

How to Cite

SANTOS, Edlauva Oliveira dos; KALHIL, Josefina Barrera; GHEDIN, Evandro. MATH EDUCATION IN PEDAGOGY COURSE: WHAT TO REVEAL THE CURRICULUM MATRICES. REAMEC Journal - Amazonian Network of Mathematical Education, Cuiabá, v. 3, n. 1, p. 25–41, 2015. DOI: 10.26571/2318-6674.a2015.v3.n1.p25-41.i5304. Disponível em: https://www.periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5304. Acesso em: 18 dec. 2025.

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