THE STATE OF ART IN THE SCIENTIFIC RESEARCH METHODOLOGY IN TRAINING BIOLOGY TEACHERS IN BRAZIL: A VIEW BASED ON THESIS ANALYSIS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26571/REAMEC.a2019.v6.n3.p1-13.i7708


Keywords:

Teacher training;, Biology., Methodology;, Paradigms.

Abstract

The article aimed to investigate the paradigms used in academic production expressed in theses on the Formation of Biology Teachers, defended in graduate programs of Education and / or Science Teaching existing in Brazil in the period 2007-2016. 19 documents were examined. It is believed that this article may motivate reflections on the training of Biology teachers, within the scope of the national scenario, in addition to allowing the analysis and understanding of how the methodologies are being applied for the collection and study of data of the developed research. The work was guided by the identification of the methodological approaches that were applied in the works. The results presented some terms used in scientific research to designate a paradigm, in addition to identifying the paradigms most used by researchers.

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Author Biographies

  • Rúbia Darivanda da Silva Costa, Universidade Federal do Amazonas

    Doutora em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática ? PPGECEM, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática ? REAMEC / UFMT-UFPA-UEA (2020). Mestra em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia pela Universidade Federal do Acre (2015), com especialização em Educação para o Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Amazonas (2008), é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2003). Atualmente é professora do quadro efetivo da Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Campus Vale do Rio Madeira, em Humaitá/Am.

  • Josefina Barrera Kalhil, Universidad de la Habana

    Doutora em Ciências Pedagógicas ( Educação) pela Universidade da Havana (2003). Mestra em Ciências da Educação Superior - Universidade de Matanzas, Cuba (1998). Homologado pela Universidade Federal da Bahia, com o número 341, no Livro de Registro 37-B com o número 2278. Possui graduação em Licenciatura em Física (1979), em Matanzas, Cuba . Mais de 15 especializações em diferentes áreas de Ensino de Física e Pedagogia. Trabalha como Professora na Universidade do Estado do Amazonas - UEA, Manaus, Brasil. É professora do Curso de Mestrado acadêmico l em Ensino de Ciências na Amazônia e coordenadora do polo Amazonas do doutorado em Rede de Educação em Ciências e Matemática ( REAMEC) . Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Geral e Aplicada nos Cursos de Licenciatura e Engenharia . Atuando também nos seguintes áreas: Didática, Formação de Professores, Metodologia da Pesquisa Científica, entre outras. Orientou mais de 18 teses de Mestrado e 8 de Doutorado. Ministrou cursos de pós-graduação em diferentes países, entre eles Brasil , México e Bolívia . Publicou mais de 5 livros no Brasil e 2 em Cuba . Participou em mais de 37 Congressos Internacionais e em 12 deles como Convidada Especial. É especialista em Formação de Habilidades de Pesquisa no Ensino Superior.. É membro do Comitê Editorial da Revista Eletrônica Latin American Journal of Physics Education de México e revisora das revistas Ciência e Educação, ensino de física de Brasil e de RBEP Pertence ao colegiado do doutorado a distância do Instituto politecnico nacional de México, IPN. Membro do comitê organizador do XIX Simpósio nacional de ensino de Física , da conferencia Lasera. Professora associada da Universidade do Estado de Amazonas -UEA Coordenadora e Docente do Doutorado em redes de Ensino de Ciências da Amazônia do polo Manaus. Membro Sociedade Brasileira de Física na categoria de sócio(a) Efetivo, matrícula nº 23703. Tem artigos publicados em revistas nacionais e internacionais .

  • Terezinha de Jesus Reis Vilas Boas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

    Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2004), Especialização (Latu Sensu) em Metodologia do Ensino Superior (2005), Gestão Educacional com ênfase em Supervisão Escolar (2005), pela Universidade Nilton Lins - AM e Gestão Ambiental pela Faculdade de Educação da Serra "FASE" - (2007). Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico pelo Instituto Federal de Educação, Ciências, Tecnologia do Amazonas - IFAM (2015); Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática pela REAMEC (2017), Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência, Tecnologia do Amazonas, Campus Presidente Figueiredo, atualmente é coordenadora de Ensino Médio e Educação Básica, e do Programa Institucional para Concessão de Bolsas de Incentivo a Iniciação Científica (PIBIC). Atua também como parecerista /revisora de artigos do Simpósio Interdisciplinar de Tecnologias e Educação (SInTE).

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Published

2018-12-21

How to Cite

COSTA, Rúbia Darivanda da Silva; KALHIL, Josefina Barrera; VILAS BOAS, Terezinha de Jesus Reis. THE STATE OF ART IN THE SCIENTIFIC RESEARCH METHODOLOGY IN TRAINING BIOLOGY TEACHERS IN BRAZIL: A VIEW BASED ON THESIS ANALYSIS. REAMEC Journal - Amazonian Network of Mathematical Education, Cuiabá, v. 6, n. 3, p. 1–13, 2018. DOI: 10.26571/REAMEC.a2019.v6.n3.p1-13.i7708. Disponível em: https://www.periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/7708. Acesso em: 18 dec. 2025.

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